Email

prjonataslopes@gmail.com

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Lição...

Se Deus resolveu o meu maior problema com consequências eternas, quem sou eu para não confiar n'Ele no meu dia-a-dia?

A fé e a matemática.

Fazer contas nas nossas lides domésticas não é sinal de falta de provisão de Deus para connosco, é sinal sim de que o Senhor Deus deseja que confiemos mais n'Ele do que nos nossos recursos.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Devocional

Nos momentos de desespero não conseguimos sentir a Esperança que há em Cristo e nem perceber o agir de Deus nas nossas vidas.
Deus está a dar-nos uma nova oportunidade e nós ainda estamos a murmurar face ao que nos aconteceu.

A murmuração cega-nos face à acção de Deus e bloqueia-nos face ao caminho que Ele deseja que nós percorramos.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Exemplo de Fé

Actos 5:40-42

O CASTIGO – “Chamaram os apóstolos, mandaram açoitá-los e deram-lhes ordens para não falarem mais no nome de Jesus. Depois soltaram-nos”.

A REACÇÃO AO CASTIGO – “Os apóstolos saíram do tribunal muito contentes por Deus os ter achado dignos de sofrerem por causa de Jesus”.

A CONSEQUÊNCIA DE PERCEBEREM O SEU LUGAR EM CRISTO – “E não se cansavam de ensinar todos os dias no templo, e de casa em casa, e de pregar a boa nova de que Jesus é o Messias”.

O Senhor Deus faz transplantes de coração...

Basta harmonizar os textos...

"E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;
Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus".
Ezequiel 11:19-20

"E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna".
Actos 13:48

"E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia".

Actos 16:14

domingo, 16 de novembro de 2014

Investir enquanto é tempo...

Há algum tempo a esta parte os clubes portugueses perceberam o estado do futebol português. Pouca capacidade nos futebolistas portugueses e, face a isso, pouca representatividade portuguesa nos nossos clubes. Podemos ver o que aconteceu na nossa selecção nacional. Tiveram que ir chamar os “reformados” para fazerem aquilo que os “mais novos” não conseguiram.
Isto aconteceu como resultado de investirem durante anos em estrangeiros esquecendo-se assim de apostar de forma séria na formação.
A verdade é que vários clubes já estão a apostar em ter uma formação séria para que passados alguns anos possam recolher esses frutos. O Benfica, por exemplo, está à investir na formação seriamente desde 2006 e só a partir do próximo ano, é a minha convicção, irá colher resultados.
Outros, já começaram a investir nos portugueses e já estão a colher resultados.
A verdade é que isto não aconteceu por algum tipo de xenofobia mas porque sentem que é necessário investir nos portugueses para que possa haver uma continuidade a nível nacional.
Resumidamente estão a fazer o seguinte: 1º Uma aposta séria na formação. 2º Investir nos jovens portugueses.
Em certo sentido, talvez, devamos enquanto comunidades baptistas portuguesas reflectir um pouco sobre a nossa realidade nacional.
Devíamos cada vez mais investir numa formação académica para os alunos do nosso seminário e investir nos jovens portugueses, em vez de chamarmos estrangeiros para Portugal para fazerem aquilo que um jovem nosso pudesse fazer.
Vamos investir mais na formação da nossa juventude. Vamos investir cada vez mais nos nossos jovens já formados e certamente iremos colher no seu tempo. Pode ser, é certo, que leve o seu período mas vale a pena correr esse “risco”.
Mais uma vez, não tenho nada contra os estrangeiros até porque devemos ser bastante agradecidos por aquilo que eles fizeram e estão a fazer no nosso País.
Custa-me apenas ver o pouco investimento feito na formação dos nossos jovens e na pouca “aposta” que se tem feito.
Vejo jovens formados e por formar que apenas necessitam de uma comunidade ou um conjunto de comunidades que investam neles.

Agradeço a Deus porque um dia o Pastor Heitor Gomes olhou para mim e decidiu investir na minha vida sendo que naquela altura nada tinha para oferecer de especial. Simplesmente convidou-me e disse “Vou investir em ti”. 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Família

Desde algum tempo a esta parte, enquanto família, tomámos a opção de investir cada vez mais no nosso lar.
Significa isto que a Filipa abdicou do seu “lado profissional” para investir o seu tempo a servir na Igreja Baptista da Graça – temos a visão de família pastoral - e, acima de tudo, na edificação do nosso lar. Provérbios 14:1 tem sido um versículo que tem ecoado na nossa mente “Toda mulher sábia edifica a sua casa”.
Queremos que ela esteja disponível, em todos os aspectos, para servir os nossos filhos com todo o cuidado que eles necessitam, assim como, também, para fazer uma filtragem de tudo o que eles recebem de “lá de fora” enquanto frequentam o ensino público.
Sendo assim, desde há 1 ano para cá, ela está a trabalhar no nosso lar e ajuda-me também a servir na comunidade Baptista da Graça com um cuidado que apenas uma mulher de Deus o pode fazer.
Muitas vezes ouvimos dizer “Isso é o ideal. Tomáramos nós conseguir fazer isso. Se a Filipa deixou o trabalho, é porque vocês podem financeiramente”. No entanto, basta verem o nosso extracto bancário para verem que o aspecto que mais faz equilibrar o nosso orçamento é a fé. É um exercício diário.
A verdade é que nunca tínhamos usado o Serviço Nacional de Saúde como agora. Receber roupa usada para os nossos filhos é uma das maiores bênçãos que Deus nos tem dado. Temos tido ofertas que não contávamos e que servem simplesmente para pagar contas em atraso. É impressionante como, por vezes, recebemos o valor em falta ao cêntimo.Vemos também a graça de Deus quando sou Pastor de uma comunidade que me honra financeiramente.
A nossa experiência tem-nos dito que a providência de Deus nunca falha mesmo quando o nosso orçamento ou saldo de conta têm saldo negativo. Ele arranja sempre forma de nos sustentar, nem que seja com um mero acerto da EDP.
Hoje tivemos que comunicar na escola do Samuel que este era o último mês que ele ia. Explicámos a visão que temos para a família – sempre a partir da nossa fé em Cristo - e, face a isso, à contenção de custos que teremos de fazer para que a Filipa fique em casa. Assim esperamos pelo dia em que O Samuel tenha vaga numa escola pública.
Achava eu que iam reagir mal. Qual não foi o nosso espanto quando a directora da escola diz “A sério? Eu estou tão feliz com a vossa visão. Já perdemos estes valores há muito tempo e isso está a notar-se no estado das nossas crianças. Daí perceber a razão dos seus filhos serem diferentes. Não desistam desta visão. Levem-na até onde conseguirem”. Respondi-lhe “Amém. Somente Deus para nos ajudar”.
Tem sido uma bênção conseguirmos ter tempo com os nossos filhos. Eles chegam bastante cedo a casa, podemos brincar com eles, estarmos disponíveis mentalmente para eles e, acima de tudo, termos tempo em família com Deus.
De facto há muitas privações e muita “boca no pó” mas confiamos que o Senhor nos honrará nesta caminhada familiar.
Preocupamo-nos tanto que os nossos filhos sejam bons estudantes, músicos ou até desportistas, mas a nossa principal preocupação como pais é levar os nossos filhos até Cristo.

A nossa oração é para que Deus nos ajude para que o nosso lar seja sempre uma imagem visível do Seu Evangelho. Assim Ele nos ajude.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Os nossos votos a Deus como pais

Senhor nosso Deus,
Hoje desejamos apresentar o nosso filho diante de Ti, reconhecendo a nossa incapacidade para o podermos salvar. Por isso, Senhor, salva o nosso filho.
Entregamos-te a vida do nosso filho pois tu és um Deus amoroso e bondoso para com todos aqueles que te buscam.
Ajuda-nos a ser pais olhando para a tua paternidade para connosco.
Ajuda-nos a tratar o nosso filho, como Tu nos tratas. Que o nosso filho, ao olhar para a nossa paternidade, possa perceber que é apenas um reflexo da tua paternidade.
Salva-o Senhor, fá-lo ser um servo fiel a Ti e, se for da Tua vontade, chama-o para o Teu ministério.
Apresentamo-lo a Ti porque reconhecemos a Tua capacidade perante a nossa incapacidade.

Amén.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Eu sou de quem?

Tenho tido o privilégio de estudar a carta aos Coríntios.
Ao ler os primeiros capítulos, Paulo começou por mostrar que as nossas vidas têm significado em Cristo e através do próprio Cristo. Tudo o resto é loucura.
Uma das críticas que Paulo fez àquela Igreja, foi que alguns cristãos diziam que eram de Paulo, outros de Apolo e outros de Pedro.
Isso acontecia para mostrarem superioridade em relação aos outros e assim terem primazia na vida da Igreja.
Quando afirmavam que eram de um líder, não tinham como objectivo dizerem que tinha sido essa pessoa a levá-los até Cristo, mas sim que esse líder era o seu próprio cristo e o trampolim para “voos mais altos” na Igreja, como quem diz “Eu sou mais importante do que vocês porque sou de Paulo”. O orgulho era tanto que a Igreja vivia dividida.
Hoje em dia, quando ouvimos alguém dizer que é “calvinista”, rapidamente ouvimos como resposta “E eu sou de Cristo”. Como se este que diz que é de Cristo fosse superior ao outro.
Quando alguém diz que é “calvinista” apenas está a querer dizer que a teologia reformada levou-o a aproximar-se mais de Cristo e a entender melhor um determinado “corpo de doutrinas”.
Calvino não é a nossa bandeira e nem o nosso salvador. Não foi ele que deu a sua vida por nós.
Dessa forma, quando digo que sou “Baptista” estou também a assumir um corpo de doutrinas diferente do meu irmão em Cristo que diz que é, por exemplo, da “Assembleia de Deus”.

Todos nós somos de Cristo. Não ouso sequer dizer que sou superior a ninguém.

Orando e proclamando o Seu Evangelho

Quando oramos pela conversão de alguém é porque no fundo acreditamos que quando Deus quer, a Sua Graça é irresistível.
Caso não fosse, não adiantaria orarmos. A decisão estaria no homem e Deus não poderia fazer nada.
Deus usa as orações e a pregação do evangelho como forma de fazer com que os seus eleitos cheguem à salvação.

sábado, 1 de novembro de 2014

Amanhã na IEBGraça

A mensagem de Cristo pode ser considerada loucura mas a maior loucura é não a proclamarmos. 

Descansando...

Por que hei-de estar desanimado e preocupado? Quero confiar no Senhor e ainda o hei-de louvar. Ele é o meu Deus e o meu salvador! (SALMOS 42:6)